fbpx

Lançamento: Conheça o Android KitKat

kitkat-02

Android KitKat chegará a 2 bilhões de usuários? O Google aposta que sim. Neste fim de semana o Google divulgou detalhes do próximo sistema operacional Android, a versão 4.4 que receberá o nome de Kit Kat – você sabe, todos eles recebem nome de doce e em ordem alfabética. Um dos destaques do novo sistema operacional é a nova API, que permitirá que mesmo usuários mais antigos possam ter acesso à aplicativos novos. Basicamente ela permitirá que os desenvolvedores saibam qual a quantidade de memória disponível em um telefone e assim, aplicar uma versão diferente do app para cada versão do Android.

android-robotDe acordo com Sundar Pichai, vice presidente do Google e responsável pelo Android, em entrevista ao site Tech Crunch, ele diz que a nova versão do Android irá inovar no mercado de sistemas operacionais: “As pessoas geralmente lançam novas versões dos sistemas operacionais que cada vez mais precisam de memória. Não será assim com o Kit Kat. Nós criamos uma versão do sistema operacional que vai rodar em todos os smartphones Android em 2014”.

A meta é extremamente ambiciosa, mas se o Google descobriu como fazer com que este software funcione em todos os smartphones, ela está realizando muito mais do que qualquer outra empresa. O que pode atrasar esta paridade de dispositivos é que os fabricantes ainda serão responsáveis pela decisão de receber ou não a atualização do KitKat, então pode ser que uma grande quantidade de gadgets ainda fiquem de fora dos canais de atualização oficiais.

Confira o que esperar do KitKat:

Lock e tela de abertura

O KitKat foi feito para ser o melhor sistema operacional, literalmente chutar os outros sistemas, mas com essa atualização uma série de recursos foram inseridos para você não ter dúvida da supremacia do Android 4.4. Enquanto você estiver ouvindo uma música, a arte do álbum será exibida em tela cheia atrás da lockscreen e você poderá pular a faixa sem ter desbloquear o dispositivo.

Ligações

Uma nova forma de discagem também será oferecida no Android KitKat. Ele incorpora a busca para facilitar a armazenagem. Isso quer dizer que mesmo que você não saiba o número de telefone da empresa, você pode digitar o nome dela na sua agenda de contatos que, a partir do Google Maps, o sistema preencherá essa informação para você. Além disso, há um menu de preenchimento de favoritos. Os números que você mais costuma ligar serão detectados e sugeridos assim que você começar a discar um número para ligar.

Hangouts

Como já se tinha previsto, o Google está interagindo SMS + texto + vídeo + MMS com o Hangout. Porém, de uma forma mais simples, ele está substituindo o aplicativo padrão de mensagens e permitirá que o usuário envie SMS da mesma forma que antes, para um número de alguém que está em seu catálogo de endereços. Porém, o botão “Locais” foi acrescentado para que você possa acrescentar a sua localização no mapa. Este será o equivalente ao iMessage e com este app, o Android pretende alcançar os 5 bilhões de usuários órfãos do BlackBerry. Além disso, você pode anexar fotos às comunicações. Não só as fotos que estão na sua biblioteca local, mas também o que estiver armazenado no Google Drive e da sua caixa de entrada do Gmail. E segundo o Google, qualquer provedor poderá funcionar como um gancho para ser incluído, o que mostra que a empresa, diferente de outras do setor, não está presa ao seu próprio ecossistema.

Câmera

Na primeira olhada, o usuário não percebe grandes diferenças no novo HDR+. Porém, nos bastidores a coisa é surreal: o sistema operacional do Google está tirando diversas fotos de uma só vez, com o tal do obturador e fundindo as melhores partes de cada uma para chegar na melhor foto final. As luzes ficam mais naturais, mesmo quando os rostos ficam ofuscados pela iluminação do background ameaça estragar a foto e ainda, os objetos em movimento ganham mais foco. Perfeito não?

Quando estará disponível?

Para você que é desenvolvedor de aplicativos, ele está disponível hoje mesmo no projeto Android Open Source e também para quem quiser adquirir o Nexus 5, que está a venda no Google Play de 10 países, porém não ainda no Brasil e sem data para ser lançado aqui. Ele também estará disponível no Nexus 4, Nexus 7, Nexus 10 e no Google Play do Samsung Galaxy S4 e o HTC One em algumas semanas.

kitkat

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *