fbpx
Tue. May 21st, 2019

Google I/O 2012 – KeyNote – Abertura e Jelly Bean


A abertura do Google I/O 2012 foi um sucesso. Acompanhamos tudo e você vai poder ver abaixo todas as novidades do evento.

Números e mais números

Logo no início tivemos um comparativo que indicou um crescimento exponencial relacionado ao número de ativações de dispositivos Android. No Google I/O 2011 existiam 100 milhões de dispositivos ativados e hoje, um ano depois o número de ativações subiu para 400 milhões de ativações!

Esse número foi bastante aplaudido por todos. É realmente um número invejável.

Falando ainda sobre números foi dito em seguida que são aproximadamente 400 mil ativações diárias.

Realmente o lado verde da força tem se superado a cada dia e a cada lançamento.

Foi exibido também um mapa mundial indicando as áreas de  abrangência do Android.

Android 4.1 Jelly Bean

Em seguida tivemos o prazer de ver no telão um pedaço do robozinho verde que como se tivesse brincando de esconde-esconde, apareceu e não para a surpresa de todos pois já aguardávamos isso, era chegada a hora de apresentar o Android 4.1 Jelly Bean!

A apresentação do Jelly Bean começou com a indicação de modificações no framework, tais modificações sob nome de Project Butter visa a melhoria da velocidade dos dispositivos, a resposta imediata aos comandos de toque e fluidez das animações e transições como um todo, além claro das novas funcionalidades.

Project Butter

Uma das melhorias que chegarão com o Android 4.1 Jelly Bean foi mostrada na apresentação.Todos sabemos que atualmente ao tentar inserir um Widget numa tela onde ele não cabe por existirem outros Widgets ou ícones de aplicativos temos que mudar de tela para inserir o mesmo.Nesta nova versão ao mover um Widget de uma tela para outra ele automaticamente se adéqua a área disponível instantaneamente. É possível ainda altera o tamanho do Widget na mesma tela sobre os ícones e os mesmos são rearrumados.

Predictive Keyboard

Houveram melhorias no teclado com o chamado “Predictive Keyboard” que tenta e na maioria das vezes de forma super rápida adivinhar qual a próxima palavra da sentença que está sendo digitada.

Offline Voice Typing

Vimos também o Voice Typing que trouxe uma novidade muitíssimo aplaudida.

Na versão atual o ICS necessitamos estar conectados via wi-fi ou 3G para poder efetuar ações via voz.

E com a chegada do Android 4.1 Jelly Bean temos o Voice Typing com o recurso Offline Voice Typing. E tal melhoria foi usada perfeitamente e muito bem ilustrada.

Câmera

A câmera foi apresentada com um novo layout priorizando a visualização rápida das fotos recém tiradas.

Ao tirar uma foto a mesma que atualmente era movida para um pequeno quadrado no rodapé da aplicação agora é instantaneamente “jogada” para o lado e com a câmera ainda ativa basta deslizar o dedo para o lado para visualizar as fotos anteriores.

Android Beam

Esse recurso usa o NFC que vem intregado nos dispositivos para permitir que os usuários possam compartilhar facilmente arquivos entre dois dispositivos simplesmente tocando-os.

Com o Android Beam, os usuários poderão compartilhar uma variedade de informações, incluindo arquivos, contatos, vídeos do YouTube, mapas e links para websites e aplicativos do Google Play.

Sistema de Notificação

O sistema de notificação foi melhorado trazendo mais rapidez nas interações otimizando assim a produtividade durante a utilização do dispositivo das mais variadas formas.

Essa melhoria no sistema de notificação já líder  incorporou um novo elemento “vivo” que permite aos usuários selecionar e ampliar para ver mais ou menos informações.

Por exemplo, uma notificação pode aparecer informando que você tem quatro novos e-mails, o usuário pode então ampliar e ver esses e-mails, assuntos, remetentes, etc dos quatro e-mails, em seguida, aperte-a fechada.

Sistema de busca com nova interface, busca por voz

A pesquisa, marca registrada do Google, também foi atualizada. Com o Jelly Bean a nova interface, vem mais limpa e foi dada ênfase aos atalhos de “cartão” para simplificar a busca das informação. Quando um usuário procura por alguma coisa, a pesquisa vai mostrar um “cartão” instantâneo com as informações para o usuário.
Uma busca por tempo em numa determinada cidade irá mostrar um “cartão” com informações sobre o tempo. Uma busca por filmes da Angelina Jolie irá mostrar a sua imagem, e uma lista de filmes puxados da Wikipedia.
Estes “cartões” visam agilizar o processo de pesquisa. A busca por voz assume uma forma nova, com os usuários capazes de fazer perguntas normais e o dispositivo responde prontamente.

Google Now

O Google Now chega para ajudar em praticamente tudo! Ele utiliza o seu histórico de pesquisa, localização e calendário para descobrir o que você precisa.
Ele vai fazer coisas como calcular automaticamente os tempos de viagem com base no tráfego entre a sua localização atual e próxima reunião, e te alertará sobre a hora que você precisa sair.
Ela vai indicar quando o próximo trem ou ônibus vai chegar, ou quais os mehores restaurantes e bares nas proximidades.
Ela vai te informar os resultados dos seus times favoritos.
Ele sempre estará aprendendo através de seu histórico de pesquisa.

Principais atualizações e Data de liberação da atualização via OTA

Finalizando a apresentação sobre o Android 4.1 Jelly Bean foi informado que o mesmo já possui seu código liberado para os desenvolvedores e que os Nexus estarão recebendo em Julho a atualização.

Google I/O 2012 – KeyNote – Google Play

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *