fbpx
Tue. May 21st, 2019

Lenovo Ideapad 330S o primeiro Notebook no Brasil com processadores AMD Ryzen

Há quem diga que não, mas tirando os Notebooks montados, os que muitos chamam de barebones, a primeira marca a trazer processadores AMD embarcados em seus Notebooks para o Brasil são os Lenovo Ideapad 330S da Lenovo.

Lenovo Ideapad 330S com AMD Ryzen 5

Design

Seu design já é conhecido, visto que praticamente nada muda em relação aos modelos com processadores da intel já presentes no mercado, mas isso não é ponto negativo, visto que sua construção é sólida e seu acabamento é muito bonito e do jeito que gosto, sóbrio.

É realmente na parte de dentro que as coisas mudam e, talvez o mais importante pra você, existe mudança também no preço!

Hardware e sua performance

Sempre trabalhei no segmento de tecnologia, inclusive montando PCs Desktops para venda e também para meu uso. Já aviso, sempre fui fã da AMD, por entender que sempre tive performance semelhante aos processadores da Intel e com preço por vezes até 40% menores. Então a palavra de ordem aqui é custo/benefício.

Então para que você possa comparar as especificações sem que minhas preferências pessoais te influenciem.

O processador AMD Ryzen 5 2500U com a VEGA 8 equivale a um intel Core i5 8250U de oitava geração. Ganhando no processamento multitarefa. E o Ryzen 7 2700u bate de frente com o intel Core i7 8550U também com margem para o Ryzen 7 no processamento multitarefa.

A versão que recebi no Ideapad 330S chegou com apenas 4GB de RAM, então a primeira coisa que fui ver é quanto a mais de memória eu poderia inserir para ter uma melhor experiência com o Notebook.

Descobri então que além de poder colocar até 16GB de memória RAM a mais no notebook, o modelo permite que você adicione um SSD m2 para acelerar ainda mais o notebook, visto que o SSD m2 mais básico pode acelerar a velocidade de leitura e gravação em até 6 vezes quando comparado ao HD de 1TB presente no Notebook. E você não substitui o HD, você mantém ele e adiciona o SSD m2.

Tela

Sua tela possui bordas finíssimas ajudando a manter a construção compacta mesmo com teclado numérico separado. Infelizmente não temos resolução FullHD nem mesmo no modelo mais caro.

Vejo isso como ponto negativo, mas que acaba impactando no preço, mais reduzido, podendo se encaixar melhor no que você tem no bolso para investir em um novo notebook.

Teclado e Touchpad

Seu teclado é confortável, tem teclas grandes e seu padrão é o ABNT2, aquele com o “Ç”. As teclas tem boa altura, facilitando muito a digitação. Seu Touchpad tem um bom tamanho e toques precisos, em alguns momentos tive a impressão que na parte de baixo onde temos os “botões” esquerdo e direito, uma leve inclinação como se o mesmo não estivesse alinhado corretamente. Mas isso pode ser apenas a pressão que se deve dar para obter a ação do “clique” nos botões de ação.

Áudio

As saídas de som ficam na parte de baixo do IdeaPad 330s mas estão posicionadas bem nas extremidades, trazendo uma boa experiência pois tais saídas dificilmente serão obstruídas e, ainda conta com certificação Dolby Audio, que mantém o som sem distorções mesmo quando aumentamos para 100% o volume. Mas fica aqui o aviso, o uso de fone de ouvido sempre é a melhor solução para uma  experiência satisfatória.

Autonomia de Bateria

O que poderia ser o calcanhar de aquiles desta versão, acaba que não sendo pelo simples fato de que o Lenovo Ideapad 330S possui uma bateria de apenas 2 células e 30Wh, mas a tecnologia de recarga rápida do modelo permite que com uma carga de 15 minutos você tenha autonomia de bateria de 2 horas de trabalho.

Temperatura

Não tivemos problema de aquecimento demasiado neste modelo, não temos especificações de notebook gamer aqui, que quando muito exigido tem sua temperatura elevada, aqui definitivamente não é o caso.

O que me incomoda muito é que a Lenovo ainda mantém em seu design a saída de ar na “dobra” entre o teclado e o monitor, quando o notebook está aberto o fluxo de ar que poderia ter sua saída para trás acaba sendo jogado para frente.

Software

A versão do Windows presente no Lenovo Ideapad 330S é o Windows 10 Home Edition, na realizada basicamente todos os Notebooks do mercado atual de todas as marcas trazem a versão Home do Windows 10.

Conclusão

Com preço inferior aos da linha Intel, paridade em performance e possibilidade de upgrade de memória e armazenamento o que posso dizer é que a Lenovo deu uma tacada de mestre ao trazer o Ideapad 330s com processadores da AMD para o mercado brasileiro.

Ainda reforço que existe porta USB-C que pode ser utilizada até para ligação de monitor externo (com adaptador). Permite também transferências mais rápidas de dados.

[ATUALIZAÇÃO] Depois que esta publicação foi ao ar, tivemos relatos de baixa performance do processador em alguns momentos durante o uso. Parece que de alguma forma sua velocidade estava sendo reduzida automaticamente pelo fabricante. Mas já existe solução para resolver isso e destravar sua máxima performance.

Entretanto, nos testes feitos, não notei baixa performance. Volto a reforçar que esse modelo de notebook não é um produto de alta performance e nem um notebook gamer. Então não devemos, digamos que, reduzir pontos por pouca performance. Mas não podemos deixar de informar que ele vem por algum motivo com performance reduzida de fábrica e que isso já tem solução.

Preço e disponibilidade

Ambos os modelos estão já disponíveis no mercado nacional tanto na loja oficial da Lenovo como também em outras grandes lojas do mercado.

Separei aqui duas ofertas para os modelos com processadores AMD Ryzen. Veja:

Lenovo Ideapad 330S com Ryzen 5 Vega 8

Lenovo Ideapad 330S com Ryzen 7 Vega 10 ou Radeon 540 2GB Dedicado

Especificações

O modelo recebido por nós foi o Ideapad 330s com processador Ryzen 5 e VEGA 8, abaixo você verá suas especificações e também às especificações do modelo com maior capacidade de processamento.

Ideapad 330s 15″ – Azul com Ryzen 5

  • Processador: AMD Ryzen 5-2500u (2GHz; 4MBCache)
  • Gráficos: AMD Radeon™ Vega 8 integrado
  • Sistema Operacional: Windows 10 Home
  • Tela: 15.6″ HD (1366×768) Antirreflexo
  • Memória: 4GB (soldado) DDR 2400MHz (upgrade até 20GB, exite slot extra para inclusão de até 16GB a mais de memória RAM)
  • Armazenamento: 1TB (5400rpm)
  • Alto falante: Alto-falantes (2x 2W) com certificação Dolby Audio
  • Portas: 1x USB tipo C, 2x USB 3.0, 1x HDMI, Leitor de cartões 4 em 1 (SD, SDHC, SDXC, MMC)
  • Bateria: 2 células – 30Wh
  • Outros: Bluetooth 4.1, Webcam HD (720p), Slot Kensington Lock, Wireless 1×1 AC
  • Menor preço na data desta publicação: R$ 2.299,00

Ideapad 330s 15″ – Azul com Ryzen 7

  • Processador: AMD Ryzen 7-2700u (2.2GHz; 4MBCache)
  • Gráficos: AMD Radeon™ 540 com 2GB dedicados ou VEGA 10 (integrada)
  • Sistema Operacional: Windows 10 Home
  • Tela: 15.6″ HD (1366×768) Antirreflexo
  • Memória: 8GB (4GB soldado + 4GB slot DDR4 2400MHz) –  (upgrade até 20GB, exite slot extra para inclusão de até 16GB a mais de memória RAM)
  • Armazenamento: 1TB (5400rpm)
  • Alto falante: Alto-falantes (2x 2W) com certificação Dolby Audio
  • Bateria: 3 células – 52.5Wh
  • Outros: Bluetooth 4.1, Webcam HD (720p), Slot Kensington Lock, Wireless 1×1 AC
  • Portas: 1x USB tipo C, 2x USB 3.0, 1x HDMI, Leitor de cartões 4 em 1 (SD, SDHC, SDXC, MMC)
  • Menor preço na data desta publicação: R$ 3.199,00

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *