fbpx

Motorola RAZR HD – Unbox e análise

Depois de analisar o RAZR MAXX e o RAZR i, recebemos o RAZR HD o primeiro smartphone 4G a chegar ao Brasil. Assim como os demais integrantes da família RAZR temos tela com Gorilla Glass e tampa traseira com película de Kevlar, dando total proteção ao RAZR HD contra riscos.

O RAZR HD tem construção sólida e acabamento perfeito, o peso que ajuda o smartphone a não voar das nossas mãos, coisa que acontece quando o dispositivo é leve de mais. Na lateral esquerda temos as entradas para MicroUSB, MicroHDMI (tipo D) e tampa que protege as entradas para o MicroSIM e MicroSD, do lado direito temos os botões de volume e também botão para ligar e desligar o aparelho. No topo está a entrada para o fone de ouvido.

Sua tela possui 4.65” com resolução HD (720X1280) pixels, Super AMOLED Advanced. Sua conexão Wi-Fi é dual permitindo conexão a redes que operam em 2.4Ghz e 5Ghz, o Bluetooth presente no aparelho é o 4.0 mais rápido do que as versões anteriores. Temos ainda GPS/GLONASS.

Primeiro Contato

O primeiro contato surpreendeu bastante, assim como os demais modelos da família RAZR. Desde a caixa com acabamento premium e acessórios. Além de RAZR HD, dentro da caixa do dispositivo ainda temos, cabo USB padrão, adaptador para tomada, fones de ouvido com espuma extra e clipe de fixação, “chave” para abertura da tampa lateral para inserir o MicroSIM e o cartão MicroSD e um cabo HDMI, afinal de contas o RAZR HD  possui saída HDMI para conexão com TV ou dispositivo compatível. O aplicativo Guide Me da Motorola é um Guia super completo que ensina o usuário leigo a fazer praticamente tudo com o smartphone.

Interface

Começando da tela de bloqueio que trás atalhos para câmera, mensagem, discador, ligar e desligar o som e o desbloqueio é claro. Ao desbloquear o RAZR HD temos acesso a uma das telas iniciais do smartphone trazendo widget com relógio, previsão do tempo e percentual da bateria.

Deslizando a tela para direita, temos uma página dedicada às configurações rápidas onde podemos rapidamente ativar e desativar o som do telefone, Wi-Fi, Bluetooth, GPS, 3G, Modo Avião e acessar outras configurações. E, quando deslizamos a tela a esquerda, vemos outras páginas já repletas de atalhos para os aplicativos mais usados e também grupo dedicado aos aplicativos do Google. Para acrescentar novas telas até sete no total, deslizamos as telas para a esquerda e encontramos uma espécie de assistente para incluir novas telas, é possível incluir telas em branco ou telascom modelos prontos para “Ferramentas e utilidades”, “Mídia”, “Escritório Móvel” e “Entretenimento”.

O acesso aos aplicativos se dá através de botão central na base da tela, com as indicações padrão do Android ICS de aplicativos e Widgets e além disso uma “estrela” onde você inclui aplicativos favoritos.

Android

A versão do Android presente no RAZR HD é a 4.0.4 Ice Cream Sandwich. A Motorola prometeu tal atualização até o final de dezembro/2012. [Atualização] Para os aparelhos comprados nas lojas do varejo a atualização para o Android 4.1 Jelly Bean já está acontecendo desde dezembro/2012 e a atualização para os demais aparelhos acontecerá em breve.

Existem relatos de aparelhos que já receberam a atualização para o Android Jelly Bean 4.1. Vamos ficar com os dedos cruzados [Atualização] e torcer para que tal atualização chegue o mais rápido possível. e esperar que a atualização não atrase ainda mais.

Multimídia

O áudio do RAZR HD é muito bom, a qualidade de som impressiona principalmente quando usamos os fones. O RAZR HD reproduz vídeos em diferentes formatos em até 1080p (FullHD). A câmera traseira possui 8MP e captura fotos com qualidade razoável, além disso traz a função HDR que faz capturas mais nítidas, cria vídeos com 1080p (FullHD) com 30 quadros por segundo e ao selecionar a opção de gravação em 720p (HD) existem dois modos possíveis, gravação com 30 quadros e gravação com 60 quadros por segundo o que torna a gravação mais fluida. Durante a gravação dos vídeos é permitida a captura de fotos. A câmera frontal para chamadas de vídeo ou skype possui 1.3MP e funciona sem atraso.

Jogos

Como de costume utilizamos o “Asphalt 7” e o “Dead Trigger” para testar a fluidez, tempo de carregamento e resposta aos comandos de toque em tela e acelerômetro. Como era de se esperar de um smartphone com processador SnapDragon S4 Plus DualCore de 1.5Ghz e 1GB de memória RAM o RAZR HD rodou perfeitamente os dois jogos, super fluido. Para o RAZR HD instalei ainda, “Need for Speed Most Wanted” e o “Batman Ressurge” que é um jogo pesado e o RAZR HD também se comportou como esperado, rodando o mesmo com fluidez. O tempo de carregamento dos jogos superou por enquanto todos os smartphones analisados pelo blog.

Só que como nem tudo são flores, durante o teste com os jogos o aparelho esquentou muito, tanto que tive que parar de jogar, pois a temperatura alta incomodou bastante. Isso é um ponto negativo, pois além de degradar a própria bateria a temperatura alta pode comprometer e reduzir a vida útil dos demais componentes do RAZR HD. A bateria selada piora um pouco a situação.

Conexões e Comunicação

Atualmente já passou a ser padrão o GPS/GLONASS, Bluetooth, GPS, Wi-Fi e 3G. O RAZR HD traz NFC e também o 4G que não pude testar, pois em minha cidade não existe cobertura atualmente.

Bateria

Com bateria de 2.530mAh o RAZR HD tem uma autonomia digna da família RAZR (exceto o primeiro RAZR que decepcionou). Mas estamos falando do presente e não do passado. A Motorola se redimiu e deu a volta por cima, trazendo smartphones de respeito, com sistema fluido, construção sólida e bateria a altura! Com 70% de bateria já tinha passado mais de 1 dia de uso moderado.

Com uso “pesado” o RAZR HD ficou longe da tomada por mais de 15 horas. Quando digo “pesado” isso quer dizer que fiquei com o Wi-Fi ligado o tempo inteiro em que testei o aparelho, com exceção de 2 horas em que usei o 3G, ou seja, fique conectado o tempo inteiro que usei o RAZR HD com as notificações de Facebook e Twitter ligados o tempo todo além de verificação de emails a cada 30 minutos. Usei ainda o mesmo para jogar por 2 horas (intercaladas) e o player executou mais de 3 horas de música direto. Tirei algumas fotos também com e sem flash.

Especificações completas

  • Android: 4.0 Ice Cream Sandwich (atualização para Android 4.1 JellyBean)
  • Processador: Dual Core com 1.5Ghz
  • Memória RAM: 1GB
  • Memória Interna: 16GB (12GB disponível para o usuário)
  • Suporte Micro SD: Até 32GB
  • Tela: 4.65 polegadas HD (720×1280 pixel) Super AMOLED com 16 milhões de cores
  • Câmera: 8 megapixels com flash tipo led e zoom de 4x digital
  • Câmera frontal: 1.3 megapixel
  • Gravação de vídeo: FullHD 1080p 30 quadros, HD 720p 30 e 60 quadros
  • 4G LTE, 3G, Wi-Fi Dual Band, Wi-Fi Hotspot, DLNA, Bluetooth 4.0, GPS/GLONASS,HDMI
  • MicroSIM
  • Cor: Preto
  • Tamanho (mm): 131.9 x 67.9 x 8.4
  • Peso (g): 146 gramas
  • Bateria: 2.530mAh

 

 

#FicaaDica

– Estamos aguardando ainda a atualização para o Android 4.1 JellyBean para o RAZR HD. Falando ainda sobre a atualização a Motorola pontuou através do seu site as melhorias que a mesma trará, veja:

Nova Interface de Usuário Aparência e Usabilidade Cores, fontes, ícones e animações atualizadas.
Novas Funcionalidades Google Now Funcionalidade adicional que gera notificações em tempo real permanentemente, com informações contextuais relevantes, tais como o tempo e trânsito.
Funcionalidades Melhoradas Câmera Melhora no tempo de resposta da câmera ao usar um toque para tirar uma foto.
Galeria Melhorias para visualização, compartilhamento e gerenciamento das imagens de maneira simplificada.
Notificações Capacidade de aumentar e reduzir notificações de e-mail e texto, deslizando os dedos para perto ou para longe para visualizar mais ou menos informações.
Wi-Fi Hotspot Função Mobile Hotspots, com velocidade de 5GHz, oferecendo desempenho melhorado.
Android Beam Capacidade de compartilhar fotos e vídeos além de contatos, páginas de web, vídeos do YouTube, direções e aplicativos. Aproxime os dois aparelhos com funcionalidade NFC e dê um leve toque para transferir conteúdo.

– Esperamos que o problema de aquecimento possa ser contornado com ajustes de software. Otimizando tarefas e reduzindo um pouco o processamento, principalmente o gráfico, para que a temperatura durante os jogos se torne aceitável.

– Como já comentamos outras vezes, sou totalmente contra dispositivos que são “selados”. Não sei até que ponto isso encarece a construção dos smartphones.

Gostou da análise e do RAZR HD… Melhor preço em 14/01/2013 – Americanas.com R$ 1.376,19 a vista

18 thoughts on “Motorola RAZR HD – Unbox e análise

  1. gostaria que me tirace uma duvida vi em alguns blogs e no facebook que algumas pessoas que comprarao o razr hd principalmente na claro que o gps nao tava funcionando?voçe chegou a testar ele ,pois to entereçado no razr hd so que se vier com esse defeito ai e ruin!!!!

    1. Infelizmente não Walter. Fiz a análise do LG L7 e o mesmo não conseguiu rodar jogos como Asphalt 7 e Dead Trigger. Na análise comento que ele é uma boa escolha somente para quem vai utilizar o mesmo para navegação, acesso as redes sociais e leitura de e-mail. O LG não se compara nem de longe ao RAZR HD.

  2. Atualizei para o jelly bean meu Razr HD. Meu celular é retail (sem aplicativos pré instalados de operadoras). Nunca fiz root (nem sei fazer). Estava QUASE perfeito, já que o problema que eu vinha tendo com o gps no ICS foi totalmente corrigido. No entanto, notei um consumo consideravelmente maior da bateria. Ouvi dizer que poderia ser o google now, e o desabilitei. Contudo, por cautela, resolvi também restaurar o celular para as configurações de fábrica (pelo modo tradicional sugerido pela própria motorola – Privacidade – restaurar dados de fábrica…). O aparelho não ligava mais. Ficava o robozinho verde, aparecia o símbolo da Motorola, voltava pro Robozinho verde…à noite inteira. Consegui ligá-lo apertando as duas teclas de volume + tecla power simultaneamente. Depois que o celular ligou, voltei a desligá-lo, pra checar se não ia dar o mesmo pau. Não deu outra: o aparelho não ligava mais. Tive que fazer o mesmo procedimento de apertar as 3 teclas. Agora, não posso desligar/reiniciar meu celular nunca mais. Ele dá esse problema, e apaga tudo, como se eu estivesse sempre fazendo uma restauração de fábrica. Não vou levar na assistência e ficar um mês sem celular. Soube de outras pessoas que restauraram a configuração após a atualização, e deu esse pau. A Motorola devia disponibilizar outra atualização para corrigir isso! p.s.: não uso jogos, e noto que o celular aquece além da conta mesmo assim. Será o Kevlar?

    1. Olá Frederico, acredito que o Kevlar não seja responsável pelo aquecimento do aparelho não. Afinal a camada aplicada é fina sobre a tampa traseira é fina. Em relação a atualização em questão enquanto usei o aparelho a atualização ainda não tinha saído. Fica complicado te ajudar pois o mesmo não aconteceu comigo. O que farei é encaminhar sua mensagem para a assessoria da Motorola e aguardar um retorno deles. Mas provavelmente acredito que a resposta será a assistência técnica mesmo.

  3. Queria saber se vale a pena comprar o Razr HD, porque mudei de idéia depois de saber desse problema de aquecimento por conta do processamento, Pois antes de saber sobre esta questão estava em duvida entre ele e o Xperia S, ou até mesmo o Galaxy SIII, se puder me esclarecer esta duvida Agradeço o/

    1. Oi Gabriel, eu continuo indicando ele pelo custo/benefício. O kit básico dele já traz o cabo HDMI para ligação com monitores e TVs, ele já tem 4G compatível com o usado no Brasil e tem uma construção super sólida. Agora a câmera do Xperia S por exemplo pra mim é a melhor entre os três aparelhos e vem com 32GB de memória interna sem expansão. Já o S3 é o que mais fácil você consegue instalar novas atualizações do Android e ROMs de terceiros, então vai do seu perfil como usuário.

  4. eu tô querendo comprar o razr hd em agosto e gostaria de saber 1: ele esquenta a ponto de frita ovo em cima e se esse problema foi resolvido ( ele ta custando 1449 preço na teoria bom pras funções dele ) 2:nao kero trocar de smartphone tao cedo entao vc me indica ele? 3: há mas algum problema que vc nao citou?
    gostei muito do blog bem bonito!
    estou aguardando resposta

    1. Pra mim atualmente é o melhor custo/benefício. Sobre o problema de aquecimento tudo indica que foi um caso isolado, uma vez que ninguém mais reportou o fato. Como o aparelho já tem o 4G você não precisará trocar de dispositivo para contratar um plano 4G caso tenha em sua localidade.

      1. Obrigado por responder! outra coisa: algumas pessoas estão falando que ao atualizarem o razr hd para o android 4.1 jelly beam ele está apresentando problemas como não ligar corretamente, isso é verdade? e tambem por que nao posso usar a função restaurar para original de fabrica senão ele nao liga mais? eu sei que estou de intupindo de perguntas mas ja que ele nao é um aparelho barato eu tenho que tirar todas as duvidas antes de comprar neh.

  5. Eu tenho um Razr HD e estou um pouco decepcionado com algumas coisas, se voce usa ele por algum tempo ele esquenta bastante, o GPS não esta 100% e o pior de todos os defeitos ele perde sinal da operadora e sinal de rede as vezes ele conecta sozinho novamente algumas vezes tenho que desligar o aparelho para restabelecer o sinal da operadora (Vivo) que na minha região é muito boa de sinal.

  6. Ola,
    tenho um razr e amo ele de paixão… porém o caso de esquentar sempre ocorreu com o meu, mesmo assim isso não me incomoda.
    Mas houve um acidente e a tela foi trincada, troquei e agora ele fica sinalizando reiniciar quando está com o carregador conectado, e a luz de led fica piscando, e mesmo assim ele não liga.
    Penso que por estar muito tempo sem funcionar a bateria pode estar com problemas, meu pensamento procede?
    enfim, encomendei uma nova bateria e estou rezando para ele voltar à ativa, mas estou realmente preocupada, pois já investi um bom $$ nisso rsrs, e se for pra comprar outro ainda assim prefiro o mesmo modelo, acha uma boa comprar uma nova placa?
    Você tem alguma ideia do que pode ser?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *