AnálisesTabletsVídeos

Motorola Xoom 2 – MZ616 (Wi-Fi e 3G) – Análise

8

É inevitável falar do Motorola Xoom 2 sem lembrar de seu antecessor, o Motorola Xoom. Mesmo quen não tem muito conhecimento técnico, fica claro que quando uma nova versão de um dispositivo chega, pensamos… é melhor, tem mais funções, etc. Sim houveram mudanças, mas não tanto quanto gostaríamos. Quando comparado ao Xoom, o que podemos notar de cara é que ele é mais fino e possui processador mais rápido.

O Xoom 2 chegou no mercado brasileiro um ano depois de sua primeira versão e infelizmente ainda trazendo a mesma versão do Android, a 3.2 Honeycomb. Em meio a tantos outros Tablets já com Android 4.0 ICS, acabou decepcionando muitos que aguardavam a nova versão. E pior, depois da Motorola ter divulgado uma tabela de atualização de seus dispositivos, em que o Xoom 2 era indicado para ter sua atualização a partir de junho de 2012, hoje 5 meses depois nada ainda da atualização.

Vamos conhecer um pouco mais desse Tablet.

 
Primeiro Contato

Não ficamos surpresos em nosso primeiro contato pois o Xoom 2 ME já passou por aqui. E, foi assim com o mesmo formato que o Xoom 2 chegou.
Sua parte frontal é toda tomada pela sua tela de 1280X800 wide TFT/IPS sem botões físicos com proteção Gorilla Glass, câmera de 1.3 megapixel e sensor de proximidade.
Na base existem as saídas para cabo MicroUSB para carregamento e sincronismo com o computador e saída MicroHDMI (tipo D), o cabo deve ser comprado separadamente. Ainda na parte de baixo temos as entradas para MicroSIMCard e MicroSD para expansão, protegidos por uma tampa.
Na parte de cima temos a saída para fones de ouvido e também infravermelho para controle de equipamentos que o utilizam, tais como, TVs, Aparelhos de Som, etc. Esse controle funciona a partir de um aplicativo pré-instalado.
A parte de trás, temos as saídas de som, câmera de 5 megapixels com flash led e ainda os botões de volume e também botão de liga/desliga e bloqueio.
O acabamento do Motorola Xoom 2 é impecável, as laterais na parte traseira apresentam superfície  emborrachada que ajuda na pegada.

Interface e Android

Sua interface baseada no Android 3.2 Honeycomb não possui quase nenhuma personalização da Motorola.

A experiência é boa, mas a falta da atualização para o Android 4.0 ICS praticamente faltando apenas dois meses para o final de 2012 é a meu ver imperdoável pois a promessa era de atualização a partir de junho.

E hoje, 5 meses depois nada de atualização.

E, estou me questionando se a atualização vai realmente melhorar a experiência do usuário.

Multimídia

A parte multimídia do Xoom 2 é boa, poderia ser melhor se os alto-falantes fossem voltados para a parte da frente do tablet e não na parte traseira. Ao usar os fones de ouvido a experiência muda, o som é excelente nos fones.

A parte de exibição de imagens e vídeos se dá através da galeria que exibe além dos vídeos e imagens presentes na memória interna as imagens das redes sociais (após configuração prévia) facilitando muito o acesso as mesmas.

A reprodução dos vídeos é fluida, sem engasgos. O Xoom 2 reproduz e grava vídeos em FullHD 1080p. Qualidade mais que suficiente para fazer bons vídeos.

A câmera traseira de 5 megapixels é boa. Tirando fotos razoáveis com boa iluminação.

O aplicativo pré-instalado para sincronismo é o MOTOCast.

Jogos

Foram instalados dois jogos para teste de performance, procurando mostrar que não houveram engasgos durante o jogo. É importante porém, lembrar que o tablet pode apresentar lentidão caso sejam instalados muitos aplicativos, então sempre que você não estiver utilizando um determinado aplicativo, desinstale o mesmo. Afinal de contas ele sempre estará em sua lista de aplicativos na Google Play permitindo seu uso posterior sem maiores problemas.

    

Durante os dois jogos, Dead Trigger e Asphault 7 o tablet se comportou muito bem, os comandos na tela responderam sempre de imediato e os sensores de movimento também responderam no exato momento em que o tablet era movimentado.

Leitura

Sempre recebemos perguntas sobre tablets e em 90% dos casos a pergunta que se repete é a mesma.
“É bom pra leitura?”, “dá pra ler legal nele” e por ai vai. Procurei responder essa questão no vídeo. A leitura nele é muito boa, a renderização das letras é perfeita. Mas como já falado em outros vídeos o peso incomoda depois de um tempo de uso.

Conexões e Comunicação

Pudemos desde a análise da versão Media Edition do Xoom indicar como ponto positivo a saída HDMI presente no tablet e tal saída também está presente no Xoom 2, com isso não há necessidade de adaptadores caros para poder ligar o tablet num monitor, tv ou projetor facilitando sua utilização.

No modelo analisado, MZ616, além da conexão Wi-Fi também está presente o 3G, que para esse dispositivo só é utilizado para navegação, esse tablet não possui função de telefone, apesar disso ele recebe mensagens via SMS.

Bateria

Sua bateria possui 3.900mAh. Nos testes realizados levando em consideração as especificações do fabricante  o tablet deixou a desejar ficando abaixo das indicações oficiais. Com o Wi-Fi ligado direto o tablet levou 5 horas para correr para perto da tomada, uma hora a menos do que a indicada pela fabricante e em stand-by o tablet aguentou apenas 7 dias, diferente dos 15 dias indicados pela fabricante

Especificações completas

  • Android 3.2 Honeycomb (Atualização confirmada para Android 4.0 ICS ainda não liberada)
  • PROCESSADOR: 1.2 GHz Dual Core
  • MEMÓRIA RAM: 1GB de RAM
  • MEMÓRIA INTERNA: 32GB de armazenamento (expansível através de cartão MicroSD de até 32GB)
  • TELA: 10.1 polegadas wide 1280 x 800 TFT/IPS
  • Câmera Frontal de 1.3 megapixel e câmera traseita de 5 megapixels com flash led
  • Conectividade 3G (não possui função telefone), WI-FI e BLUETOOTH 2.1
  • Saída Micro USB, Saída HDMI e InfraVermelho
  • Entrada para fones de ouvido
  • SENSORES: GPS, Acelerômetro, giroscópio, bússola eletrônica, barômetro, sensor de luminosidade
  • BATERIA: 3.900mAh (NAVEGAÇÃO WI-FI Até aprox. 6 hrs. / TEMPO EM STAND-BY Aproximadamente 15 dias)
  • TAMANHO e PESO: 253.9 x 173.6 x 8.80 mm / 603 gramas

#FicaaDica

É importante em meio a tantos Tablets, até mesmo os Xinglings, com Android 4.0 ICS, especificar data limite para tal atualização. Existem usuários buscando ROMs alternativas, não oficiais, que podem até ocasionar problemas no tablet. Nós do Android Place apoiamos e indicamos a utilização de atualizações oficiais, mas tal prazo já estourou a meses.

Motorola RAZR i – Unbox e Análise – WiFi, HSPA+, NFC, 8GB, 4.3″, Android 4.0.4 ICS

Previous article

Motorola RAZR i, primeiro smartphone com processador intel inside®

Next article

You may also like

More in Análises

8 Comments

  1. Saudações!
    Adorei a análise. Também gostei muito do vídeo. Mas tenho uma dúvida quanto a bateria. Ela é de 3.900 mAh mesmo? Em tese, com essa capacidade ela não conseguiria aguentar nem três dias em stand by.
    Alguns fornecedores (por exemplo este aqui http://www.americanas.com.br/produto/110746031/tablet-motorola-xoom-2-com-android-3.2-wi-fi-e-3g-tela-10-1-e-memoria-interna-32gb?unavpage=1) afirmam que o tablet possui bateria com 7.000 mAh.
    Seria possível ser feito um novo teste com esse aplicativo aqui
    https://play.google.com/store/apps/details?id=ru.NanoDinamics.NovaTester&feature=search_result
    ou algum outro app parecido?
    Não tenho este tablet ainda, só estou pensando em comprá-lo. Novamente, agradeço.

  2. Saiu hj a atualização do Xoom 2 … 😀 Já era sem tempo … Alguém sabe da atualização pro Jelly Beam pra ele ??

  3. Tenho um motorola xoom 2 MZ616 3g e gostaria de saber se tem algum app para eu poder efetuar e receber ligações? Desde ja agradeço

    1. Olá Thiago, infelizmene o Xoom 2 apesar de ser 3G não efetua ligações. Estranhamento ele recebe SMS mas também não os responde. Só resta uma solução. Utilizar programas como o skype para se comunicar com outra pessoa que também usa o mesmo aplicativo ou então pagar pelo serviço de número skype, assim você paga um valor fixo mensal para fazer ligações para números fixos e celulares. Vale lembrar que as tarifas só valem mesmo a pena para ligações internacionais uma vez que para ligações no Brasil as taxas não são tão baratas quando comparadas aos planos de telefonia móvel existentes atualmente no mercado.

  4. Olá boa tarde tenho um mz616xoom 2 tablet não consigo configurar a 3g claro quando inserido o micro chip não abre nada para que eu possa fazer a configuração na tela vem a mensagem cartão sim não esta inserido ou não e possivel lé-lo por favor insira o cartão sim Obs o cartão e novo por vias de duvidas foi trocado!agradeço desde ja att…

    1. O Modelo em questão só usa o 3G para conexão, o tablet não faz e nem recebe ligações.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *