fbpx

Review: Notebook Samsung Style S51 Pen, o 2 em 1 Premium da marca

Vamos imaginar o seguinte cenário. Você precisa de um notebook mas, não quer sentir dores nas costas e também não quer que ele ocupe muito espaço em sua mochila. Pois bem, eu te apresento o Samsung Style S51 Pen! Ele resolverá esses problemas para você. Portabilidade, autonomia de bateria e performance num 2 em 1

Samsung Style S51 Pen

O Samsung Style S51 Pen é um dos notebooks premium da Samsung mais recente  presentes em nosso mercado. E, assim como o Samsung Style S51 Pro, chega construído com uma liga de  magnésio e alumínio desenvolvida pela própria empresa, chamado de Metal12, trazendo resistência e leveza ao notebook.

O notebook Samsung Style S51 Pen traz processador Intel Core i7 8550U de oitava geração, tela de toque e ainda a caneta S Pen, semelhante a encontrada na linha “Note” de smartphones da marca.

Design

A Samsung não trouxe nenhuma mudança significativa no design do Style S51 Pen. Apesar de trazer internamente componentes dos mais atuais, o design em si se mantém tímido. As bordas arredondadas são praticamente uma cópia de um MacBook.

Samsung Style S51 Pen - A S-Pen possui compartimento dedicado.
Samsung Style S51 Pen

Ao abrir o Samsung Style S51 Pen temos uma tela de 13,3 polegadas, FullHD (1080p) com bordas estranhamento espessas. Possivelmente com bordas mais finas, o Style S51 Pen poderia ter um corpo bem mais compacto e ainda mais leve.

Mas o ponto positivo é sua dupla funcionalidade. O Style S51 Pen é um notebook conversível, sua tela tem abertura 360 graus, transformando o notebook em um Tablet de 13.3 polegadas com Windows.

Ao abrir o Samsung Style S51 Pen temos uma tela de 13,3 polegadas, FullHD (1080p) com bordas estranhamento espessas. Possivelmente com bordas mais finas, o Style S51 Pen poderia ter um corpo bem mais compacto e ainda mais leve.

Mas o ponto positivo é sua dupla funcionalidade. O Style S51 Pen é um notebook conversível, sua tela tem abertura 360 graus, transformando o notebook em um Tablet de 13.3 polegadas com Windows.

Style S51 Pen - Notebook 2 em 1
S51 Pen – Modo Tablet

“A tela do Samsung Style S51 Pen cobre excelentes 121% da gama de cores sRGB”

O Samsung Style S51 Pen traz, assim como o Style S51Pro, o leitor de impressões digitais do lado direito do teclado, o sensor funciona mesmo quando o notebook está em modo tablet.

É possível utilizar o reconhecimento facial do Windows Hello com as câmeras infravermelhas do Samsung Style S51 Pen. Mas definitivamente eu sigo confiando 100% no desbloqueio por impressão digital e não no desbloqueio facial. E isso vale tanto para o notebook como para smartphones que possuem tal função de desbloqueio.

Conectividade

Nas laterais do Samsung Style S51 Pen estão o conjunto de conexões. Por conta de seu tamanho diminuto, o conjunto de portas presentes é modesto.

Porta HDMI, USB Type-C e entrada para fones de ouvido

Do lado esquerdo, há uma saída HDMI, uma porta USB Type-C/Thunderbolt e um conector para fone de ouvido e microfone.

Uma porta USB 3.1, leitor de cartões microSD, botão power e ainda dois microfones para captação pura do áudio
Samsung Style S51 Pen – Conectividade

 

Enquanto do lado direito existe um entrada para cartão microSD e uma porta USB 3.0.

Isso não nos dá muita capacidade de expansão de periféricos, e eu ficaria bem mais feliz com mais portas USB, preferencialmente Type-C para saída de vídeo e dados, o que proporcionaria muito mais flexibilidade.

A porta Type-C presente no Samsung Style S51 Pen pode ser utilizada para carregar o Notebook. E, ainda, assim como no Samsung Style S51 Pro, permite ligar um segundo monitor com adaptador (não incluído).

Tela

A tela presente no Style S51 Pen parece até uma SuperAMOLED presente nos smartphones da marca. Tem um ótimo brilho (289 nits de brilho médio) e cores ligeiramente saturada, entregando imagens muito nítidas. E por falar em brilho, existe o modo externo que aumenta para até 450 nits o brilho da tela.

Os modos de tela aumentam e diminuem o brilho da tela de acordo com o local
Tela 13.3″ com 2 modos de exibição. Modo padrão e Externo.

Ao assistir conteúdo em 4K no Youtube por exemplo, a experiência é incrível. Como já citei, só me incomodou o tamanho de suas bordas.

A tela do Samsung Style S51 Pen cobre excelentes 121% da gama de cores sRGB, superando a média dos notebooks premium.

Teclado e Touchpad

Existem aqui algumas considerações a serem feitas. Consegui digitar rapidamente no teclado do Samsung Style S51 Pen, mas não consegui digitar de maneira confortável.

As teclas são rasas e um tanto quanto escorregadias. E, apesar do Metal12 presente em sua construção, as teclas não inspiraram tanta solidez, parecendo frágeis de mais.

Teclado retro-iluminado e touchpad

O touchpad é pequeno e em alguns momentos ao usar gestos meus dedos saiam da área, exigindo mais atenção de minha parte para efetuar algumas operações.

De qualquer forma achei o mesmo muito ágil e suave, reagindo instantaneamente aos gestos usados no Windows 10, como tocar quatro dedos para abrir o Centro de Notificação e alternar aplicativos com deslizes de três dedos, por exemplo.

A Spen

Se você já usou um smartphone da linha Galaxy Note da Samsung, você já sabe tudo que a SPen traz de facilidade para nossa vida. Eu mesmo sou quase um refém da linha Note por conta da SPen. E aqui no Style S51 Pen não foi diferente.

A caneta é confortável e traz todos os recursos presentes na linha de smartphones, permitindo efetuar várias ações que são exibidas na tela sempre que tiramos a SPen de seu compartimento ou quando pressionamos o botão presente em seu corpo.

Utilizar o Modo Tablet com a Spen, melhora a produtividade

O software Air Command permite que você escreva notas instantaneamente, grave áudio, edite um documento e faça capturas de tela.

Áudio

Os alto-falantes do Style S51 Pen são modestos, entregam um som com clareza, mas deixam a desejar nos graves.

Seu áudio é limpa e cristalino, porém não é tão alto

Aconselho o uso de fones de ouvido para uma melhor experiência. Além de serem baixos, no modo tablet as saídas de áudio ficam praticamente abafadas.

Autonomia de Bateria

Durante o uso, fiz testes de autonomia e também de tempo de carregamento. O Style S51 Pen levou 1h35min para carregar completamente sua bateria.

E em média (uso moderado com períodos de standby) ficou ligado por 9h25min. Para consumo de conteúdo em vídeo, tomando como base a reprodução de vídeos com qualidade FullHD via Youtube o Style S51 Pen reproduziu 6h40min de vídeo sem interrupção antes de desligar.

Temperatura

Durante o tempo que passei com o Samsung Style S51 Pen não tive problemas com aquecimento, ele permaneceu na maior parte do tempo “frio”, só incomodou um pouco ao usar no modo tablet apoiado no corpo, mas mesmo assim ele não ficou “quente”.

Software

O Samsung Style S51 Pen traz Windows em sua versão 10 Home e, aqui, fica um ponto negativo, a empresa encheu o notebook de softwares próprios tomando espaço precioso, uma vez que temos um SSD M2 de 256GB apenas.

Os aplicativos Samsung pré-carregados incluem aplicativos que existem no próprio Windows, galeria de fotos, atualização de download e software de anotações.

No modo tablet é possível simular o teclado e também escolher seu formato.

Mas traz também algumas adições importantes, como o gravador de voz e um aplicativo para enviar mensagens de texto do seu telefone Android.

Há também o “Samsung Recomenda” quem sugere o Autodesk SketchBook, Netflix, Amazon, WildTangent Games entre outros.

Além disso, existe bloatware no próprio Windows, como Spotify, o Drawboard PDF, o Candy Crush Soda Saga, o March of Empires: Guerra dos Lordes, Bubble Witch 3 Saga e Disney Magic Kingdoms.

Conclusão

Com processador Intel Core i7-8550U de oitava geração, 8GB de RAM (4GB soldados)  e um SSD de 256GB, o Samaung Style S51 Pen é ideal para uso moderado. Não tive problemas para manter o Google Chrome com umas 20 abas abertas, incluindo uns 4 vídeos em 4K no YouTube.

Sempre instalo meu pacote da Adobe onde basicamente uso o PhotoShop e também o Premiere e, novamente, não tive problemas. Mas cabe lembrar que venho avaliando Notebooks Gamers da marca e o Style S51 Pen não entrega a mesma performance e nem é esse o seu objetivo.

Mas me distrai usando o emulador da Tencent, desenvolvedora do PUBG Mobile que rodou muito bem, enquanto o mesmo título presente na minha conta Steam não rodou.

O Samsung Style S51 Pen usa placa gráfica integrada UHD Graphics 620 da Intel, que funciona bem o suficiente para o uso básico, mas não para jogos pesados.

Sua autonomia de bateria foi satisfatória, mas vale sempre lembrar que o uso é que determina por quanto tempo você manterá o Samsung Style S51 Pen longe da tomada.

Preço e disponibilidade

O Samsung Style S51 Pen está disponível nas grandes lojas do varejo e seu preço sugerido é de R$8.499,00, mas já pode ser encontrado por preços inferiores ao sugerido.

Especificações

CPU CPU Intel Core i7-8550U (1,99-GHz)
Sistema operacional Windows 10 Home
RAM 8GB
Tamanho do Disco Rígido 256 GB
Tipo de disco rígido SSD
Tamanho da exibição 13,3 polegadas
Resolução nativa 1920×1080
Placa de vídeo Gráficos Intel UHD 620 integrado
Wi-fi 802.11 a / b / g / n / ac
Modelo Wi-Fi Intel Wireless-AC 8265
Bluetooth Bluetooth 4.2
Conexões 1 x USB tipo C, 2 x USB 3.0, 1 x HDMI, Fone de ouvido / microfone
Slots de Cartão microSD
Tamanho 30,98 x 20,58 x 1,78 cm (compr. x larg. x esp.)
Peso 990 gramas

 

Post original no site www.showmetech.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *