fbpx

Sony Xperia P – Unbox e Análise

Introdução

Irmão do meio da família NXT, o Sony Xperia P possui um design limpo com ângulos retos como seus irmãos, seu corpo em alumínio fosco torna o smartphone ainda mais estiloso. Seu preço também é intermediário e hoje (14/11/2012), você pode encontrar o Xperia P entre R$900,00 e R$1.200,00 então muita atenção na procura para não pagar caro.

Primeiro Contato

O primeiro contato com o Xperia P causou boa impressão, afinal de contas ele segue as mesmas linhas do Xperia U e do Xperia S. O Xperia P possui ainda saída HDMI e também NFC, que melhorou ainda mais nossas impressões pelo simples fato de que seus concorrentes a nível de preço não trazem nem uma coisa nem outra, aliás na mesma faixa de preço o RAZR i possui NFC mas não trás saída HDMI. Sua tela com 4 polegadas (540 x 960 pixels) com sistema Bravia Engine torna as cores mais claras e nítidas.

O problema que tive para me adaptar a tocar, não na barra transparente, mas sim em pequenos pontos acima nos modelos Xperia U e Xperia S não acontece no Xperia P. Não sei por que a Sony não padronizou o posicionamento desses botões. No Xperia P tudo ficou mais fácil, para acessar os botões de voltar, home e menu indicados na barra transparente você deve sim clicar sobre eles.


Interface

A interface possui as mesmas personalizações do Xperia U e também outras do Xperia S, traz widgets de configurações rápidas e também widget para acesso rápido para se trabalhar com a função NFC presente no smartphone.

Android

Infelizmente apesar de ter como resposta da Sony que o Xperia P já teve a atualização para o Android 4.0 ICS liberada, até a data do fechamento deste post não tivemos sucesso na tentativa de atualização.

Vamos torcer para que tal atualização não seja esquecida pela Sony, afinal de contas toda experiência de atualização para o Android 4.0 ICS tem se mostrado satisfatória em 100% dos casos.

Multimídia

Falando sobre som, vídeo e foto o Xperia P agradou, a câmera principal (traseira) possui 8 megapixels com flash tipo led com alcance similar a outros smartphones do mercado, o sensor Exmor R presente desde o Xperia Arc faz a diferença, consegue compensar a baixa iluminação e capturar boas fotos mesmo em condições ruins. O Xperia P trás ainda botão físico dedicado para a câmera e ainda possui acionamento rápido, que possibilita capturas em até 1 segundo.

Em relação a câmera frontal, geralmente utilizada para vídeo chamadas ou skype é VGA. Poderia ser melhor, mas em testes usando o skype não tive perda de quadros nem engasgos, claro que o tipo de conexão usado faz diferença, fiz o teste usando minha rede wi-fi.

O som apesar de possuir apenas saída em uma das laterais não faz feito. Obviamente costumo dizer para meus clientes de consultoria para nunca em hipótese alguma colocar o som no volume máximo, estressa o smartphone sabe (risos). E utilizando os fones de ouvido é melhor não utilizar o volume máximo mesmo para evitar problemas de audição uma vez que o fone que o acompanha é excelente, intra-auricular (prefiro esses).

O Xperia P ainda grava e reproduz vídeos em FullHD 1080p com foco automático e contínuo. A qualidade dos vídeos gravados é boa desde que a iluminação também seja boa. Com pouca iluminação a gravação não ficou muito boa.

Jogos

Tenho seguido certo padrão para jogos, estou usando o Asphalt 7 e o Dead Trigger na maioria dos vídeos que tenho feito com o objetivo de mostrar as respostar aos toques na tela e também comandos via acelerômetro, assim consigo cobrir praticamente todas os comandos que utilizamos durante os jogos. Durante os testes o Xperia P se saiu bem, não houve engasgos nem travamentos, mas a temperatura incomodou um pouco. Não a ponto de ter que parar de jogar, mas poderia esquentar menos.

Conexões e Comunicação

Como dito no início desse post, qualquer usuário fica feliz quando não tem que comprar adaptadores pra isso ou aquilo, então a presença da saída MicroHDMI faz toda a diferença. A possibilidade de transferir dados via NFC somente tocando um dispositivo em outro com a mesma função também agrada e completando as funções está presente também o DLNA, função que permite compartilhar através de rede sem fio fotos, vídeos e músicas para sua TV, claro que a mesma deve possuir tal função. No mais temos as conexões padrão, MicroSUB para sincronismo e carregamento, Bluetooth 3.0, saída para fones de ouvido e GPS.

Bateria

A bateria apesar de possuir apenas 1.350 mAh não fez feio, em uso mediano o Xperia P ficou fora da tomada por 1 dia inteiro mais 6 horas, marca excelente. Usando o Xperia P com GPS e 3G ligado a história foi outra, no final do dia ele já estava apitando no bolso, “tomada! Tomada!”.

Especificações completas

  • Android 2.3.7 (Atualização para Android 4.0.3 prometida, mas ainda não disponível)
  • PROCESSADOR: Dual Core 1Ghz
  • MEMÓRIA RAM: 1GB de RAM
  • MEMÓRIA INTERNA: 16GB de armazenamento (sendo 13GB disponíveis ao usuário)
  • TELA: 4 polegadas Super AMOLED Advanced (540 x 960 pixels) com Bravia Engine
  • Câmera Frontal VGA e câmera traseita de 8 megapixels com flash led
  • Sensor Exmor R da Sony
  • Grava Vídeos em FullHD 1080p e vídeo VGA com a câmera frontal
  • NFC, WI-FI, 3G, WI-FI Hotspot e BLUETOOTH, DLNA, Rádio FM
  • Saída Micro USB
  • Entrada para fones de ouvido
  • SENSORES: GPS, Acelerômetro, sensor de proximidade e temperatura da bateria
  • BATERIA: 1.350 mAh (não removível)
  • TAMANHO e PESO: 122 x 59,5 x 10,5 mm / 120 gramas

 
#FicaaDica

  • Falta expansão através de cartão MicroSD, sem ele o espaço acaba fica limitado.
  • A bateria poderia possuir maior capacidade e também ser removível.
  • O som apesar de ser ótimo poderia possuir duas saídas laterais ao invés de uma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *